domingo, 16 de junho de 2013

Geração vitoriosa do 'Tiki-Taka' é a aposta da Fúria nas Confederações

Entre 2008 e 2012, a atual geração da Espanha levou dois dos três títulos mais importantes de seleções no futebol mundial: a Eurocopa (em duas oportunidades, 2008 e 2012) e Copa do Mundo (2010). Disposta a continuar no topo do futebol, a Fúria tem a receita para chegar à Tríplice Coroa com a inédita conquista da Copa das Confederações: o modelo 'Tiki-Taka', estilo de jogo baseado no toque de bola, em que o time fica de 30 a 40 minutos tocando a bola até criar oportunidades de chegar ao gol do adversário (assista ao lado à reportagem do Esporte Espetacular).
A equipe para a competição no Brasil é a base da que venceu a Eurocopa no ano passado. Comandado pelo técnico Vicente Del Bosque, a Fúria deixou para trás a fama de amarelona que perdurava até quase o fim da década passada para, enfim, encantar o mundo com o estilo de jogo. A simplicidade é a chave do sucesso espanhol, que adotou um jeito de atuar que é utilizado em todas as seleções do país.
amistoso Fabregas comemora gol da Espanha contra o Uruguai (Foto: AFP)Jogo coletivo é a aposta da Espanha para faturar título inédito da Copa das Confederações (Foto: AFP)

- A Espanha sofreu uma mudança de comportamento. Havia certo complexo de inferioridade em relação a outros países da Europa, mas agora isso desapareceu. Criamos um estilo que é seguido não só pela seleção principal, mas por todas as inferiores - disse Del Bosque.
O meia Iniesta é um dos modelos da seleção. Um jogador extremamente técnico, mas que atua exclusivamente para o time. E ele acredita que a principal virtude da equipe é justamente a simplicidade.
Iniesta Espanha desembaque Recife  (Foto: AP)Iniesta é um os principais jogadores da Espanha
na Copa das Confederações (Foto: AP)
- Nossa forma de entender o futebol é acreditar que com a bola, com os passes e com as tabelinhas, ou seja, com a bola saindo dos nossos pés lá de trás, podemos ser bem-sucedidos - contou Iniesta.
A Espanha começa a busca pelo título inédito da Copa das Confederações neste domingo, às 19h (de Brasília), contra o Uruguai, atual campeão sul-americano e quarto colocado no Mundial da África do Sul. O jogo será relizado na Arena Pernambuco, com transmissão ao vivo da Rede Globo e do GLOBOESPORTE.COM, que transmitirá o duelo também em Tempo Real. No mesmo grupo ainda estão Nigéria e Taiti.

0 comentários:

Postar um comentário